quarta-feira, 30 de março de 2011

Hipocrisia, a desculpa do povo tem nome e muleta

Já faz algum tempo que eu não posto nada mas depois de discutir vários assuntos com um amigo meu resolvi passar aqui mais uma vez para reclamar.
Agora todo mundo acha que é bonito ajudar o Japão que tem mais de 10 mil mortos, acredito na necessidade de ajuda sim, mas acho que as pessoas deveriam ser menos moralistas e mais realistas, quando falamos de mortes.
Muitas vezes esquecemos que no agreste brasileiro temos muitas mortes, que de tão comuns, nem são mais noticiadas, quantas pessoas morrem no Brasil por doenças, esperas em hospitais, descaso humano, e isso eu digo que não é só nas capitais, mas principalmente no interior, enfermos tem que esperar em filas nos hospitais de todo o país, não quero falar da fome, falta de medicamentos e todos os outros problemas sociais para evitar um tópico demasiado grande.
O foco aqui é para a hipocrisia em que todos quererem ajudar o Japão, deixe isso para os países que possuem recursos e um IDH decente, primeiro precisamos pensar em nos ajudar, para depois ajudar os outros, nosso país é carente de solidariedade, serviços sociais. Agora que a tragédia virou noticia todos querem ajudar os estrangeiros do outro lado do mundo e esquecem que o seu próprio povo morre aqui, do seu lado. As enchentes e desabamentos no Rio de Janeiro foram noticia por algum tempo, mas pra você que acredita que eles estão bem e que já esta tudo arrumado; acorde meu amigo leitor, a coisa é bem mais complicada. Não que eu tenho pena dos mortos ou das perdas do Rio, meu ponto de vista é outro, eu tenho certeza que quem construiu a casa la, sabia que cedo ou tarde isso iria acontecer, e que morar em local "Inapropriado" além de crime, é um atestado contra a própria qualidade de vida e a sanidade.
Venham e me critiquem:
"Mas onde essas pessoas deveriam morar?"; "Como resolver esse problema já que parece fácil pra você?"; "Se fosse tão simples já estaria tudo resolvido".
A minha pergunta é: Será que é tão impossível assim? Acredito que não, mas é cômodo, e esse é o nosso maior defeito, a comodidade.
É bonito dizer que estão ajudando o Japão, ajudando as famílias a se reconstituírem no Rio. O caso do Japão, eu falei logo acima que pode ser deixado para países com porte social e econômico mais forte, o caso do Rio de Janeiro, a hipocrisia é ainda maior, o certo seria mostrar na TV como sofre a pessoa que esta desempregada e vem para o sudeste na esperança de melhorar a própria.
Eles muitas vezes não têm oportunidades, acabam criando favelas e pelo fato de estarem desempregados, acabam cometendo crimes, como roubos, assassinatos e latrocínios. O correto seria o governo ajudar esse povo dando incentivos fiscais para empresas de suas cidades, para que assim possam gerar mais empregos e evitar este êxodo rural, melhorar a educação publica começando pela base dela, colocando as crianças para estudar. Esse pessoal que quer ajudar o Japão, façam-me o favor, olhem quantas crianças trabalham no seu país, quantas delas acabam entrando no tráfico para não morrer, quantas morrem de fome, são abandonadas algumas vezes ainda quando bebês. São coisas absurdas que já são tratadas com uma normalidade que só me mostra que o mundo esta a beira do fim, e isso não demora. Para muitos países os terremotos irão acabar com tudo, vulcões, maremotos, furacões, mas aqui no Brasil onde isso é raro, vamos viver na miséria, porque a alma do brasileiro esta cada vez mais pobre. O pessoal se preocupa mais com o futebol, a novela, o BBB entre outros programas do que com o seu povo.
Se ao menos um leitor se identificar com isso e me ajudar a transmitir a mensagem de ajuda que esse país sempre precisou, um dia quem sabe, melhorar o Brasil da miséria e do sofrimento.

Um comentário:

Oidósipe o eõP disse...

Esperar que um governo se mobilize para ajudar quem quer que seja, onde quer que esteja é hipocrisia da mesma forma. Não existem barreiras quando se quer ajudar. Se a sua ajuda para o Rio já tiver sido feita, nada impede que colabore com algum movimento para o Japão, ou para onde for. Há muito tempo as pessoas sentam no rabo comodamente pra dizer "Faz aí, porque o meu voto eu já dei". Vamos esperar que entrem em nossas casas para separar o lixo na hora de jogar na coleta seletiva também?? Já é hora da mobilização partir espontaneamente, porque, infelizmente, o governo não vai na sua casa separar o lixo... Não faz isso nem na própria "casa"... O que é uma crítica em defesa de um país e não de um partido. Prova-se à medida que se iniciam eleições que, assim como muitos projetos extrangeiros implantados na educação, o país não está pronto para a democracia. A promoção da corrupção é presente, e os meios para atingir qualquer objetivo passam pelos corruptos, que não têm o menor senso de solidariedade para exercer sua influência para combater a fome, a má educação, etc. Prova-se que nosso poder junto com o governo é pequeno demais para atingir, hoje, grandes mudanças. Então é necessário que tomemos as providências que dependam de nós mesmos. A paciência, solidariedade, cidadania, respeito e todas as atitudes que estão no nosso alcance e que não são, de forma alguma, menos importantes do que ajudar vítmas de algum desastre natural. Prover às pessoas próximas de nós um ambiente confortável, decente e com possibilidades para a evolução (em vários aspectos) é importante, porque já tem muita gente se esforçando demais pra nos dar o contrário.