quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Redes Sociais Online

É engraçado como as pessoas atualmente levam tão a sério alguns sites de redes sociais como Orkut, MySpace, Facebook, Twitter, Formspring, Gazzag, Hi5 entre vários outros do mesmo gênero. Elas chegam a ter um tipo de compulsão, como se a vida dependesse de olhar isso diariamente, ver o que cada pessoa fez, falou a seu respeito ou a respeito de qualquer outra coisa ou pessoa, elas ainda cobram por comentários, visitas, seguidores e atenção. Vai me dizer que nunca conheceu uma pessoa que diz coisas do tipo: "Te adicionei no orkut, aceita lá."; "To te seguindo no twitter, me segue também."; "Me manda um depoimento."; "Comente minhas fotos"; "Você não me manda (ou responde) recado."; entre varias outras coisas do tipo, gera um tipo de carência, varias pessoas encontraram nesses meios de comunicação uma nova maneira de chamar a atenção e ser notada por amigos e até estranhos. Tirar proveito disso para divulgação de trabalho, hobbies, promoção pessoal, acredito que esse era o intuito dos criadores, mas como sempre, todo mundo consegue usar as coisas de forma errada, e parece que é sempre a maioria. Criam perfis (contas) em todos esses meios denegrindo a imagem de pessoas famosas, enganando fãs, como se isso tornasse alguém maior. Alguns casos pegam até pessoas desconhecidas, pelo simples fato de denegrir a imagem da pessoa localmente, outro tipo de caso famoso é criar um nome fictício que apenas vigia a vida de outras pessoas, fala de outras pessoas sem precisar se expor, esses são os famosos FAKES.
Não vejo muito futuro mental para o tipo de ser que vive de fazer esse tipo de coisa, e não vejo muito sentido na "doença" que é ter que olhar seus perfis e contas diariamente, se possível o dia todo, é como se fosse algo vital. Alguém precisa avisar a essas pessoas que faz mal pensar tanto assim no que os outros pensam ou dizem à você, a maior parte das pessoas que tem esse impulso de conferir seus meios de comunicação o tempo todo são inseguras em algum ponto. Cada um deve ver até onde é exagero o nível de preocupação que da aos comentário e informações lidas nesses lugares, pois como não se está vendo a cara de quem diz, pode apenas uma mentira, armação ou mesmo verdade, mas procure saber antes de se desesperar por tão pouco.
A internet aproxima as pessoas distantes, mas também tem o poder de desorientar as fracas de raciocínio, cuidado no que confia, nem tudo na internet é verdade ou seguro.

Nenhum comentário: